quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Escravos


"porquê, quando vocês eram escravos do pecado..." romanos 6.20

existe um perigo ao falar sobre pecado. agora mesmo estava pensando em uma ilustração de alguém que estava em pecado, ou que parecia ser uma boa pessoa mas estava em pecado, mas esse é o problema, irei julgar, e não tem como falar dos outros. e esta é a questão quando falamos de pecado, é pessoal. sabemos que o pecado têm proporções cósmicas já que o céu está envolvido em nossa salvação, mas mesmo assim, no dia a dia, não vemos serpentes que falam, e não vemos a Deus, portanto tudo se torna confuso.

falar de pecado é complicado porquê falar de pecado é falar de coisas que ninguém quer falar. por isso que agente circula o tema discutindo sobre quando começou e que o salário é a morte e tudo mais. mas o nosso pecado, continua ali, quieto, nosso. como disse Davi em um de seus salmos - "meu pecado está sempre diante de mim" salmo 51.3. o que posso dizer de mim é que sei que o pecado é uma prisão. somos escravos do pecado até o ponto de entendermos que não podemos fazer nada sobre isso. então permitimos que Cristo tome controle. mas como isso funciona você diz? bom, basicamente, pedindo primeiramente. o problema do pecado é que não têm solução, é a quebra de um relacionamento antes de ser a quebra de um mandamento. relacionamento envolve pessoas, portanto não têm solução. a não ser que a pessoa traída resolva o problema. e sim Cristo resolveu o problema e você acredita nisso mas continua preso ao seu pecado, voltando para o mesmo "beco". e as vezes você como eu chega a acreditar que é impossível sair, parar com aquilo que te dá prazer, porquê se não tivesse prazer pra nós talvez não faríamos de novo. pecado é egoísta.

o mesmo Davi que falou que seu pecado estava sempre diante dele é o mesmo que conhece a solução:
"com todo meu coração Te busquei, não me deixe desviar dos Teus mandamentos;
escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti." salmo 119.10-11
Davi buscou com o coração os mandamentos, a vontade de Deus. no mesmo coração guardou as palavras de Deus para que ele não pecasse mais. a solução está completamente imbutida na palavra de Deus.

pessoalmente eu sei que quanto mais eu deixei de passar momentos a sós com Deus, meditando na Bíblia para conhecer a vontade DELE, foram exatamente nestes períodos que vacilei. Deus quer manter um relacionamento real com você mas isto somente é possível através da Bíblia e hoje vivemos em uma geração que têm coisas mais interessantes para ler e pouco tempo, portanto o que disse acima é redundante e normal. mas sinceramente não existe nenhum outro método de saber a vontade deste Deus que quer nos libertar de nosso pecado e nos santifica a cada dia para sermos completamente salvos por Ele a não ser em Sua palavra - a Bíblia. um grande amigo já dizia, Deus não pode glorificar a quem Ele não pode santificar. existe saída da prisão, mas esta saída é por uma porta estreita chamada Cristo seguida de um caminho estreito de obediência e submissão a vontade de Deus. então chegará uma vontade Divina de não querer mais ser como o mundo, como um jogador de futebol ou como um roqueiro, com uma atriz de televisão ou uma modelo mas de ser mais e mais como Cristo. isto irá mudar tudo. nada fica igual. quando um ser humano busca isso, Cristo não deixa nada igual.
santidade, pureza, arrependimento, conversão são dons de Deus para aqueles que os buscam. se nós pedíssemos todas as manhãs estas coisas eu tenho medo de qual seria o resultado. a multidão de jovens munidos do espírito de Deus que seriam luz e sal neste mundo. reconhecendo que não são nada e dependendo de Deus para todas as coisas. mas enquanto isso discutimos música, jóias, o que pode e não pode, e comparamos a Bíblia a nossa opinião e vasta experiência. Cristo irá buscar aqueles que mantiveram um relacionamento com Ele nesta terra, isto somente é possível através de humildade diante da Bíblia e quando digo Bíblia não digo 5 minutos de Salmos e Provérbios. é abrir a Bíblia como se o próprio Deus estivesse a falar conosco. quando isto é entendido, nunca fica nos 5 minutos, nunca. é mais fácil pensar na possibilidade de sair da prisão quando temos a chave da porta conosco.
escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti. salmo 119.11

Nenhum comentário: